© 2019 Estação Náutica de Sines

Praias

Há 5 Praias do Município de Sines com Bandeira Azul. O galardão foi atribuído às praias Vasco da Gama, São Torpes, Vieirinha / Vale Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.

Praia Vasco da Gama

Integrada no tecido urbano da cidade de Sines a Praia Vasco da Gama faz parte do cartão de visita de Sines. Adjacente ao Porto de Pesca, é uma praia que merece ser visitada em todas as estações. A sua marginal é muito usada para passeios, jogging e passeios de bicicleta ao pôr do sol. No Verão conta com a animação de eventos gastronómicos e musicais como as Tasquinhas e Festival Músicas do Mundo. Sob a jurisdição da Administração do Porto de Sines, a linha de praia tem uma extensão de 360m. A proteção de dois molhes torna a sua baía abrigada com um mar com pouca ondulação, ideal para a prática de vela e mergulho, tendo um interesse histórico e arqueológico guardado nas suas profundezas. Tem duches, lava-pés, instalações sanitárias e acesso para pessoas com incapacidade motora.

Praia de S. Torpes

A praia mais concorrida do concelho, conhecida pela sua temperatura de água amena. Com ondulação forte e regular possui boas condições para a prática de surf e outros desportos náuticos. Conta com acesso viário pavimentado em estrada municipal e estacionamento para 696 lugares. É uma praia extensa, com 2000m de linha de costa.

Praia de Morgavel

É uma praia não urbana com fácil acesso. Com boa oferta de estacionamento e vários restaurantes na envolvente. A extensão da linha de praia é de 350m. Possui boas condições para a prática de surf, tendo sido considerada a praia mais limpa da Costa Alentejana.

Praia da Vieirinha

Praia associada a dunas, também designada por Vieirinha ou Pedra da Casca, a Praia de Vale Figueiros está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos trechos de costa mais bem preservados do continente europeu. Possui um amplo areal banhado pelo mar de ondulação forte, muito apreciado por surfistas e bodyboarders com acesso em caminho municipal e estacionamento pavimentado para 226 lugares.

 

Praia do Salto (naturista)

Faz parte de uma das pequenas praias de Porto Covo. Situada entre o Cerro da Águia e a Cerca Nova junto à Praia Grande de Porto Covo, conta com um ambiente de privacidade e tranquilidade. Faz parte desde 2002 do grupo restrito de praias naturistas reconhecidas oficialmente em Portugal.

Praia Grande de Porto Covo

A principal praia urbana da aldeia de Porto Covo. Tem uma extensão de frente de praia de cerca de 200m. Rodeada de grandes rochedos que a tornam mais abrigada, é banhada por um mar de águas límpidas que conta com uma ondulação forte apreciada pelos surfistas. Possui bons acessos e estruturas de apoio.

Praia da Ilha do Pessegueiro

É uma praia de extenso areal localizada em frente da ilha do Pessegueiro. Durante o verão, diversos barcos proporcionam visitas à Ilha, atravessando o canal que foi usado como porto de abrigo pelos romanos e cartagineses e que hoje oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos como o windsurf, a canoagem e o mergulho. Tem acesso viário pavimentado em caminho municipal e estacionamento para 131 lugares. Na arriba junto à praia localiza-se o Forte do Pessegueiro, local utilizado para a realização de eventos e com alta relevância histórica.

Praia da Costa do Norte

A Praia da Costa do Norte é a primeira de quilómetros e quilómetros de areal contínuo, até à península de Tróia. Devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, esta praia não está indicada para banhos, mas pode proporcionar uma experiência gratificante a quem procura isolamento e tranquilidade.