© 2019 Estação Náutica de Sines

Pontos de interesse

 

PORTO DE PESCA DE SINES

O Porto de Pesca de Sines é formado por uma bacia interior, abrigada por um quebra-mar que oferece boas condições de proteção para acostagem e fundeadouro das embarcações de pesca.

+351 269 860 612

www.portodesines.pt

MUSEU DE SINES​ / CASA VASCO DA GAMA

O Museu de Sines, inaugurado no dia 24 de novembro de 2008, é o centro de evocação da história de Sines e do navegador Vasco da Gama. Do Paleolítico ao século XX, contém espólio de todos os períodos da história de Sines. Organiza regularmente exposições e projetos sobre temas específicos.

Castelo de Sines
Largo Poeta Bocage
7520 Sines

+351 269 632 237

museu@mun-sines.pt

CENTRO HISTÓRICO DE SINES

O centro histórico da cidade estende-se ao longo da falésia, do Castelo ao Forte do Revelim. Além das magníficas vistas para o Atlântico que se obtêm em toda a sua extensão, destaque, entre os pontos de interesse, para as ruas comerciais, em torno dos velhos eixos medievais (Ruas Cândido dos Reis e Teófilo Braga), o Largo dos Penedos (com a velha atalaia, onde os pescadores observavam o estado do mar) e a Rua Vasco da Gama, onde se terá situado o solar que motivou a sua expulsão de Sines ou mesmo, se confiarmos na tradição, a casa onde Vasco da Gama nasceu (nota: casa particular indisponível para visitas). À porta do centro histórico situa-se, desde 2005, o Centro de Artes de Sines, que faz a transição para a cidade moderna.

CASTELO DE SINES

O Castelo de Sines é uma fortaleza medieval construída sobre um ponto da falésia com sucessivas ocupações desde o Paleolítico, de grande utilidade defensiva e, hoje, um dos melhores miradouros para a baía.

O castelo é construído durante a primeira metade do século XV. A sua área é relativamente pequena, meio hectare, o que pode justificar-se pelo facto de na altura em que o castelo é construído a povoação ocupar já uma área demasiado grande para ser totalmente cercada.

O mais famoso dos alcaides de Sines foi Estêvão da Gama, pai de Vasco da Gama, que fez obras na fortaleza. Admitindo que Estêvão já ocupava esse posto em 1469, ano provável de nascimento do navegador, este deve ser o local de nascimento de Vasco da Gama.

CENTRO HISTÓRICO DE PORTO COVO

O Largo Marquês de Pombal, coração de Porto Covo, e toda a zona antiga que o rodeia é uma das maravilhas da arquitetura iluminista portuguesa. A planta, provavelmente de 1789-1794, foi inspirada no modelo pombalino da baixa lisboeta. Mantendo a traça oitocentista perfeitamente intacta, o largo é um espaço de visita absolutamente obrigatória. Situa-se no largo o principal monumento da aldeia, a Igreja de Porto Covo.

IGREJA MATRIZ DE SÃO SALVADOR

A construção primitiva da Igreja Matriz remonta à Idade Média. Foi nela que Vasco da Gama recebeu das mãos do bispo de Safim, em 1480, a “prima tonsura”.

No início do século XVIII, a igreja é já pequena para a quantidade de crentes que querem assistir à missa. Com autorização da Ordem de Santiago, é profundamente remodelada na década de 30 desse século (sob a orientação provável de João Antunes, arquiteto da Mesa da Consciência e Ordens, ou de seu colaborador), ganhando o aspeto atual, típico do barroco joanino.

IGREJA E TESOURO DE NOSSA SR.ª DAS SALAS

Em ação de graças por um suposto milagre na viagem de barco que a trouxe a Portugal (onde vinha ser dama de honor da futura rainha D. Isabel), a princesa grega Betaça (ou Vetaça) Lescaris manda construir, no final do século XIII / início do século XIV, a Igreja de Nossa Senhora das Salas primitiva. A igreja primitiva é uma construção modesta, de uma só nave, mas torna-se rapidamente num destino de intensa peregrinação. Talvez em ação de graças pelo sucesso da viagem à Índia, Vasco da Gama decide reedificar o edifício de raiz, dando-lhe uma escala mais grandiosa.

SINES - TURISMO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL

Visite o complexo industrial de SInes através deste projeto que permite o agendamento de visitas às grandes empresas como Refinaria da Galp, APS, Central Termoeléctrica da EDP, REN, Docapesca, Recipneu e Enerfuel.

Saiba mais em: www.sines-tis.com

Informação Turística

Posto de Informação Turística de Sines

Castelo de Sines

Largo Poeta Bocage - Sines


+351 269 860 095
turismo@mun-sines.pt 

Posto de Informação Turística de Porto Covo

Rua do Mar n.º 2 - Porto Covo


Tel. 269 959 124


turismo.portocovo@gmail.com