© 2019 Estação Náutica de Sines

Eventos

Festival Músicas do Mundo

O Festival Músicas do Mundo (FMM), uma organização da Câmara Municipal de Sines, desde 1999, o mais importante evento do ano cultural em Sines e o maior festival de “world music” que tem lugar em Portugal.

Realizado anualmente, no último fim-de-semana de Julho, no cenário histórico do Castelo e noutros espaço do concelho, o FMM reúne nomes de topo do circuito mundial da world music, do jazz e dos blues.

Mais informações: www.fmm.com.pt

Feira do Mar

Realizado no segundo fim de semana de Junho, é organizado pelo Sines Tecnopolo e a Câmara Municipal de Sines e é um evento estratégico para a dinamização da Economia do Mar, enquanto espaço e tempo de partilha de experiências e de demonstração dos projetos, dos produtos e das atividades, mas também de divulgação do conhecimento e das oportunidades geradas por este sector junto dos jovens e da população em geral.

Mais informações: www.feiradomar.org

Tasquinhas Sines

As Tasquinhas Sines, realizadas num recinto junto ao mar na marginal da Praia Vasco da Gama, com vista para a baía da cidade e para o porto de pesca, combinam uma componente gastronómica e um programa de animação diário durante 10 dias. A oferta gastronómica é dominada pela cozinha caseira, criando uma experiência de autenticidade e contacto com a população.

 

Festa de Nossa Senhora das Salas

Nossa Senhora das Salas é a padroeira dos pescadores de Sines e a santa com maior culto popular. A lenda que dá origem à sua devoção remonta ao século XIII e conta a história da princesa Betaça, que na aflição de uma tempestade promete construir uma capela em louvor da Virgem no primeiro porto que encontrar. Esse porto é Sines e a capela é a Igreja de Nossa das Salas, situada na zona poente da cidade, debruçada sobre o porto de pesca.

Oitocentos anos depois, a devoção à Senhora das Salas mantém-se e nos dias 14 e 15 de Agosto, realizam-se as suas festas,

 

Carnaval de Sines

Um dos Carnavais mais antigos do país.

Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Todos os anos afluem milhares de pessoas de todo o país à festa de Carnaval. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines – o primeiro a ter corso noturno – mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espetáculo vibrante.

 

Feira da Primavera

A Feira da Primavera realiza-se, normalmente, no primeiro fim-de-semana de abril, associando-se ao início de uma nova estação do ano. Ateliês sustentáveis, sessões de contos, música e lançamento de balões e pétalas estão nos destaques do programa.

Natal no Largo

O Natal no Largo decorre, normalmente, no primeiro fim-de-semana de dezembro, transportando a magia do Natal para o centro histórico. Fotografias com o Pai Natal, sessões de contos, magia, música e lançamento de neve figuram nos destaques do programa.

Outros eventos:

M.A.R – Mostra de Artes de Rua

Prova de Mar na Baía de Sines

Dia do Porto de Sines

Corrida do Porto de Sines

Dia do Pescador